Acredito sim! Pelo menos é o que mostra o Estudo Robert Half sobre Saúde Mental nas Empresas, realizado no segundo semestre de 2021, com quase 500 profissionais de áreas diferentes, entre líderes e liderados.
A grande maioria de líderes (e colaboradores) já trabalhou com pessoas desafiadoras, emocionalmente. Afinal de contas, o ser humano é um ser desafiador! Somos seres complexos!
O estudo também mostra que quase 50% dos colaboradores entrevistados já se demitiu de um emprego pela dificuldade de lidar com um colega ou com seu líder; e que o comportamento do líder é a característica mais admirada por 75% dos funcionários, acima de formação e certificações ou mesmo de conhecimento e experiência.
Entre outras coisas, esse estudo nos mostra a importância sobre o cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho. Afinal de contas, as pessoas são o recurso mais valioso dentro de uma organização, e também o menos compreendido.
Todo ser humano possui heranças psicológicas desconhecidas e características emocionais que não foram expressas no currículo. E é função da empresa, principalmente da liderança, saber lidar com isso. Afinal de contas, o lucro dos negócios é feito pelas mentes e mãos dos colaboradores, que podem se desligar por questões emocionais ou psicológicas mal resolvidas ou mal interpretadas.
A falta de engajamento ou produtividade de um profissional, muitas vezes, está relacionada a questões emocionais e não a falta de habilidades técnicas. Cabe aos líderes saber enxergar e potencializar as habilidades de cada colaborador, dando a ele o terreno fértil para que ele produza o melhor!
Organizações emocionalmente inteligentes são o futuro dos negócios!
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